A flexibilização da quarentena foi praticamente total na cidade de Itapecerica da Serra. Somente as escolas não podem reabrir. A partir desta segunda-feira, 8 de junho, foi autorizada pelo prefeito Jorge Costa, a retomada gradual das atividades do comércio em geral, escolas extracurriculares, magazines de vendas de eletrodomésticos, utensílios domésticos, roupas, sapatos e outros comércios, como o shopping da cidade. O uso da máscara facial permanece obrigatório dentro dos comércios.
No decreto número 2.957, de 5 de junho, a retomada gradual é mediante adoções de medidas obrigatórias de higiene: álcool em gel, desinfecção dos produtos, aferição da temperatura na entrada de cada uma das lojas, e outros protocolos de prevenção ao combate a pandemia do coronavírus. Uma das medidas para lojas de roupas é que os provadores permaneçam interditados e que seja proibida que o cliente experimente peças de roupas. Estes comércios devem dar preferência às vendas pela internet.
Em relação aos restaurantes e lanchonetes de fast food o funcionamento deve ser feito por meio do sistema pegue e leve ou entrega aos domicílios. O consumo no local continua proibido.
As academias, auto-escolas e despachantes, por exemplo, podem funcionar a partir desta segunda, dia 1, com as restrições e regras rígidas conforme autorização do decreto 2.951 do dia 28 de maio. Também estão autorizados a funcionar com regras de acordo com o decreto 2.953 do dia 29 de maio – escritórios e lojas de vendas e revendas de automóveis.
Coronavírus na cidade
As mortes na cidade de Itapecerica da Serra, já somam 38 confirmadas e cinco em investigação, segundo dados divulgados pela Autarquia Municipal de Saúde, nesta segunda dia 8.
Casos confirmados são 446. Pessoas que aguardam resultado de exames e que estão isoladas são 196. Os casos notificados são 1.283. Pacientes recuperados somam 150.
Foto divulgação