A sexta-feira, dia 9 de outubro, ficará marcada na história da região como o dia em que os alunos da rede estadual de ensino foram para as ruas expressar sua contrariedade diante da reorganização escolar, proposta pelo Governo do Estado, desde o último dia 23/9. Diversos alunos tomaram ruas de Taboão, Embu das Artes e Itapecerica da Serra, de manhã até o final da tarde, provando estarem unidos por uma educação de qualidade e na briga pelo não fechamento de escolas, conforme boatos apontam.
De manhã em Taboão alunos, em especial da EE Alípio Oliveira e Silva, pais e professores realizaram mais uma manifestação usando apitos, cartazes e músicas expressando o quanto são contrários ao fechamento da escola Alípio e também de outras unidades, que devem ser fechadas, com a reorganização escolar.
Na cidade de Itapecerica, mais de 150 estudantes, pais e professores se reuniram na praça da Árvore, onde realizaram ato. De acordo com Felipe, um dos alunos da escola João Baptista de Oliveira, “os alunos querem escola pública de qualidade e um futuro diferente que só será construído com educação e não a Febem – que está sendo construída na cidade”.
Os manifestantes pediram clareza do governo ao explicar a reorganização, afirmaram que “não passa de corte de gastos” e pontuaram que “as salas de aula ficarão super lotadas com o fechamento de escolas”. Da praça, os alunos e demais manifestantes caminharam por toda a avenida XV de Novembro, até chegar na Diretoria de Ensino.
Estudantes de 8 escolas de Embu das Artes também realizaram ato na cidade. Eles também pedem que não haja o fechamento das escolas, temendo salas lotadas e andarem vários quilômetros para a escola a qual devem ser transferidos.
Nota oficial
Em nota ao Click Regional, a secretaria de Educação do Estado de São Paulo informou que as “Diretorias de Ensino de cada município estão realizando estudos para que de fato a reorganização seja feita. Como os estudos ainda estão sendo feitos, não há lista com os possíveis fechamentos das escolas até o momento. O anúncio das escolas que passarão por essa reorganização deve acontecer em novembro, em reunião com os pais”.